Gotta love politics 2
Falando agora um pouco do Brasil, pelo que eu acompanho pelo UOL e pelo Estadão on-line.
Não sei ainda o que pensar do governo do Lula. Por um lado, boa parte do partido parece ter se conscientizado que "ser contra tudo" não vai resolver nada, e que muitas coisas que o FHC fazia, apesar de impopulares, eram necessárias. Nesse grupo, pode-se incluir inclusive o próprio Lula, apesar de eu achar ridículo ele colocar a culpa de tudo que vai mal no governo anterior - ué, se é tão simples, resolve o problema!
Por outro lado, parte do PT ainda não se acostumou com a idéia de não ser oposição. Por mais que eles sejam do partido que manda, eles têm que ser contra alguma coisa. Esses são aqueles radicais, socialistas/comunistas/marxistas (escolham o termo preferido) de carteirinha, e que fazem mais barulho do que qualquer outra coisa.
Mas, normalmente, todo partido tem dissidências internas. É impossível ter unanimidade em tudo. Por que o PT precisa manter a aparência de que eles são um grupo unido pra tudo? Por que é inadmissível pra eles ter alguém dentro do partido que não concorde com alguma coisa que eles decidem?
Duvido que na história dos outros partidos não haja casos de parlamentares terem tido votos diferentes sobre o mesmo assunto. E ninguém por aí fica falando de "desunião" do lado deles. Já no caso do PT, ir contra a magnânima decisão do partido parece ser um crime inafiançável. É só ver o caso do vereador paulistano que foi expulso do partido por não querer votar a favor de uma resolução da Marta, aprovada nas reuniões do partido. E é exatamente o que tá acontecendo com Heloísa Helena e compania agora.
Tá na hora de o PT crescer e entender que se eles ficarem se preocupando com picuinhas internas no partido eles não vão fazer nada de útil. Faz tanta diferença assim que a chorona de Alagoas vote contra alguma coisa, se a maioria dos outros parlamentares votarem a favor? Pô, eles tão no poder, eles podem fazer o que quiserem (em termos). Nunca vai ser possível agradar a todos: live with that!!!
Enquanto reinarem essas atitudes no governo, vai continuar essa história de parecer que o Lula tem que justificar tintim por tintim toda e qualquer atitude do governo, pra todas as pessoas que tiverem alguma "disconcordância", antes de fazer qualquer coisa. E 4 anos é pouco tempo se for ficar nessa lenga-lenga sem fim...
::: escrivinhou anonymous às 11:26
0 comentário(s)