Aventuras de um brasileiro perdido no meio do Texas da terra do Governator.

Links:
Final Cut
Balípodo
Happy Tree Friends (Completamente doentio)
Powered by Blogger    Site Meter
Stranger in a Strange Land
Porque título criativo é coisa de boiola.
terça-feira, novembro 04, 2003 :::
 

Easy Rider



Passadinha em Houston hoje pra pedir passaporte novo no consulado brasileiro. Nada como voar pela highway 290 a 130 (km) por hora ouvindo "Mouth for War" na última. Não fui a mais porque a estrada não é das melhores, e não tô com vontade de ter um policial me parando, ainda mais com meu passaporte preso lá no consulado agora.

Mas falando em carros e dirigir, quero ver como vai ser pra dirigir de volta no Brasil nas férias, agora que tô digirindo direto aqui. Pode não parecer, mas tem diferenças consideráveis:

(i) As faixas dos carros são mais largas aqui, provavelmente porque 90% da população tem camionetes (que aqui eles chamam de "trucks"; os grandões são os "eighteen-wheelers"). Fato dito a mim por um americano que é casado com uma brasileira; por um motorista de ônibus (mas esse tava falando do México); e por mim mesmo dirigindo por aí.

(ii) A maior parte do tempo aqui você dirige em estradas. Austin tem 500.000 habitantes mais ou menos, e tem mais rodo-anéis em volta da cidade do que São Paulo vai ter quando O rodo-anel ficar pronto. E eu nem vou comentar sobre Houston... além disso, as estradas realmente cortam Austin; não são como em SP, onde elas desembocam na Marginal, ou em outras cidades onde, pior ainda, desemboca em avenidas centrais cheias de semáforos.

(iii) Virar à direita em farol vermelho. Aqui pode. Assim como conversão à esquerda em qualquer lugar onde o carro possa passar. Liga o pisca e vai em frente.

(iv) Aqui, os motoristas se respeitam e respeitam os outros. Tirando os indianos que são na maioria fdps (mas gente boa, tipo brasileiro).

(v) A maior de todas: cruzamentos sem semáforo. No Brasil sempre tem a rua que "tem a preferência" (isso é, aquela que não tem a placa de "Pare"). Aí fica os tiozinhos na rua com a placa tentando se infiltrar, ou esperando uma alma caridosa deixá-los passar. Aí, quando passa um, vale a regra do "onde passa boi passa boiada". Aqui há muito poucas ruas onde se tem a preferência, e normalmente são em locais pouco movimentados. Normalmente, há placas de "Stop" para todo mundo; e todo mundo pára. Não importa se venha carro nas outras ruas ou não, todo mundo pára. E quando há mais de um parado, vai um por vez, em sentido horário, e todo mundo sai feliz e contente.

Mas tem coisas estranhas aqui. Até uns dois meses atrás, não era proibido dirigir falando no celular. Agora é, mas ninguém respeita. Aliás, digirir falando no celular é um dos atos mais difíceis que existem; tentei uma vez e quase saiu merda. Não sei como esse pessoal consegue.

O que eu mais não entendo aqui é o motivo de todo mundo ter uma SUV (aquelas camionetes estilo "van") ou camionetes. E quando eu digo grande, não é Blazer ou Ranger; esses são considerados "pequenos" aqui (sério, e estacionam nas vagas pra carros pequenos nos estacionamentos). A mais popular é a Ford F-150 (e as concorrentes de todas as marcas), mas também tem um grande percentual de F-250 e afins, além das monstrengas não-sei-como-alguém-acha-utilidade-naquilo F-350, que lém de tudo são ainda mais horríveis que o normal.

O motivo é simples: não interessa qual o uso que o veículo vai ter, "trucks" (como as SUVs e as camionetes são classificadas) pagam menos impostos na hora de registrar, com o efeito colateral de ter uma depreciação mais rápida no valor de revenda. Enquanto veículos normais pagam imposto relativo ao valor, "trucks" pagam relativo à carga que podem transportar; e isso normalmente sai bem mais barato pro dono. Mesmo que ele só use aquele Hummer H2 (o carro mais feio já construído na história da humanidade), que ocupa duas faixas brasileiras e deve fazer 7 litros por quilômetro, pra ir comprar pão no supermercado (já que aqui não tem padaria).


::: escrivinhou anonymous às 18:55
0 comentário(s)
Arquivo
Este blog é muito mais legal com qualquer outro navegador que não o IE.