A cozinha maravilhosa de Ofélia
Tava conversando com uns amigos outro dia (um indiano, e outro indiano mas que mora aqui desde pequeno) e a história acabou numa discussão sobre sistema métrico e afins (discutimos como nem eu nem o indiano nos entendemos com libras, e como libra não é medida de massa mas sim de força, apesar de aqui ser usado como o quilograma).
No meio da discussão o americano (hindo-americano?) falou que uma vez pegou um livro de receita francês e notou que todas as medidas das receitas eram em massa, ao contrário daqui, onde são todas em volume. Disse que o francês faz muito mais sentido. E faz mesmo.
Pega aquelas balancinhas digitais, põe o potão em cima e zera. Adiciona o sei lá o quê e zera. Adiciona o sei lá mais o quê e zera de novo. E assim por diante.
Aqui, você tem "three tablespoons" disso, "four teaspoons" daquilo, "two cups" daquiloutro. Uma zona, principalmente se você não sabe o que é cada um e não tem os kits de colherinhas de medida comuns por aqui.
Aí me lembrei. E gostaria de saber que foi a iluminada alma que resolver adotar o mesmo esquema (americano, ou deveria ser batizado de lusitano?) no Brasil. É um horror quando minha mãe me manda alguma receita, já que além de estar tudo nessas unidades malucas (xícaras, 497 tipos diferentes de colheres e mais 245 de copos), elas não tem relação nenhuma com as unidades americanas.
Quando o Brasil vai, finalmente, adotar o tal do sistema métrico?!?!?
::: escrivinhou anonymous às 17:26
0 comentário(s)