Aventuras de um brasileiro perdido no meio do Texas da terra do Governator.

Links:
Final Cut
Balípodo
Happy Tree Friends (Completamente doentio)
Powered by Blogger    Site Meter
Stranger in a Strange Land
Porque título criativo é coisa de boiola.
domingo, julho 24, 2005 :::
 

Literária



Eu sou um grande fã de leitura em geral - apesar de ultimamente ter desacelerado o ritmo com que leio livros, e sou grande fã em particular de José Saramago (entre outros). Sempre que posso recomendo os livros dele a amigos, e inclusive me surpreendi quando um colega da universidade lá no Texas veio conversar comigo sobre o livro que estava lendo, que calhou de ser o "Ensaio Sobre a Cegueira".

Mas o último livro dele não dá.

Ele tem alguns livros que são meio arrastados ("Todos os Nomes", "O Homem Duplicado") mas que não chegam a ser ruins. Mas "Ensaio Sobre a Lucidez" é simplesmente horrendo.

A idéia até é interessante. Poderia ter saído um livro que ilustra muito bem a transformação de um estado democrático em uma ditadura totalitária da noite pro dia. Mas o resultado final é uma maçaroca de palavras; não há uma história concisa. Não há personagens com quem se identificar - mesmo os emprestados do "Enasio Sobre a Cegueira" perdem toda a sua personalidade.

E principalmente o livro não tem final. Parece até que o Saramago finalmente viu que o livro era uma porcaria e resolveu simplesmente parar de escrever naquela página, sem se preocupar em acabar a história.

Resumo: altamente NÃO recomendado.


::: escrivinhou anonymous às 19:05
0 comentário(s)
Arquivo
Este blog é muito mais legal com qualquer outro navegador que não o IE.